Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?


Autor: Ronaldo Bezerra
Observando o que está acontecendo no meio evangélico, podemos perceber que a fé cristã está sendo trocada sutilmente por alguma moda que tenha um colorido cristão e o nome gospel. Na música gospel é onde temos percebido mais estas coisas de que estamos falando. São os grandes shows, a tietagem, faixas com o nome do cantor ou da banda, botons, cantores e bandas que só se apresentam sob cachês extremamente exagerados, são conhecidos como os “pop stars” evangélicos. Esses e outros modismos têm distraído a atenção de jovens, adolescentes e adultos para que não percebam que estão deixando de pregar e viver o real evangelho e então, descubram que estão abraçando valores carnais e mundanos.

Desde que surgiu nos EUA, décadas atrás, através dos negros americanos convertidos ao evangelho de Cristo, a música gospel vem passando por uma grande transformação rítmica e tecnológica. Estúdios modernos e arranjos sofisticados, cantores e músicos aperfeiçoam suas técnicas, mas infelizmente grande parte dessas pessoas estão deixando de lado o principal, o verdadeiro louvor e a mais sincera adoração à Deus. “Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” – Jo 4:24. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos à Deus, sempre, sacrifícios de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” – Hb 13:15.

Esqueceram-se de Jesus e procuram o reconhecimento e a exaltação do público que os ouvem. Alguns querem alcançar o público secular para vender seus discos com a desculpa de “pregar o evangelho ao mundo”, mas omitem Jesus em suas músicas. Alguém precisa lembrá-los que a fé vem pelo ouvir, ou seja, pela pregação da palavra de Cristo. “E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” – Rm 10:17. Se eles não pregarem a palavra de Cristo, de onde surgirá a fé? Esses artistas do Gospel ignoram que a música é apenas um meio utilizado para conduzirmos o evangelho à mente e ao coração daqueles que não conhecem a salvação em Jesus Cristo.

É triste ir a uma apresentação de um cantor ou banda gospel e presenciar o público exaltar os mesmos com gritos do tipo “Ô ZZZ cadê você, eu vim aqui só pra te ver”. Mais triste ainda, é ver os cantores e bandas aceitando esses louvores. Deveriam exortar o público a enxergar quem é o único que é digno de todo o louvor. “…o louvor, e a glória, e a sabedoria, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém” – Ap 7:12.

Para agravar ainda mais a situação, gravadoras e emissoras de rádio praticam uma corrida sem limites em busca do dinheiro. Nos EUA algumas das maiores gravadoras de música gospel são segmentos das grandes gravadoras seculares (elas visam apenas os lucros financeiros).

No Brasil, emissoras de rádio brigam umas com as outras em busca de audiência e a conquista de uma importante fatia do mercado musical. Uma gravadora tenta, em sua própria rádio, omitir o que as outras tocam.

Eventos de mídia são realizados com o intuito de premiarem o melhor cantor, a melhor música, a melhor banda, o melhor vídeo clip… tudo isso perde o sentido quando voltamos a nossa atenção para Jesus e seus ensinamentos. Se o fim de todas essas coisas for o dinheiro, isso chama-se AVAREZA!
“Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer AVAREZA; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” – Lc 12:15.
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lascívia, desejo malígno e a AVAREZA, que é idolatria… ” – Cl 3:5.
“Seja a vossa vida sem AVAREZA…” – Hb 13:5.

Se o fim de tudo isso for a exaltação do homem, isso chama-se VANGLÓRIA. “Não nos deixemos possuir de VANGLÓRIA, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” – Gl 5:26.
“Nada façais por partidarismo ou VANGLÓRIA, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” – Fl 2:3.

Graças a Deus, ainda existem cantores e bandas que conhecem o verdadeiro sentido do louvor e adoração através da música. Esses dão um verdadeiro testemunho de vida santificada através de letras musicadas.

Se você, de alguma maneira, está envolvido com a música gospel, procure manter distância dos padrões ensinados pelo “mundo” e, busque os padrões de Deus. “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo” – Fl 1:6.

Deus te abençoe!

Anúncios

8 Respostas to “Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?”

  1. Rose Inacio Says:

    Olá. Confesso que fico angustiada de ver as estrelas da musica gospel, se distanciando do céu, apreciando em demasia o brilho da terra. Brilho esse, que se apagará!!!

  2. josé marcos Says:

    Olá! Também compartilho das suas mensagens e nao é de hj que vejo q os “artistas” q deveriam ser antes de tudo ministros da Palavra de Deus para levar ao povo sedento a água do Espirito Santo, deixam-se levar pela fama, dinheiro e aplausos tudo como no mundo secular ensina. É uma pena que se esqueceram do exemplo do Mestre Jesus q se fez pobre e humilde para salvar a todos nós. Resta-nos orar pra q eles(músicos) possam acordar da armadilha que o nosso inimigo os estao levando sem q percebam, infelizmente!

    A paz do Senhor pra vc e parabens pela coragem!

  3. Nana Vianna Says:

    Obrigada Ronaldo pelas palavras de Sabedoria.. concordo plenamente com vc!
    Apenas Jesus eh merecedor de toda honra e toda glória para todo sempre!!! Eh o nome q esta acima de todos os nomes!
    Devemos orar por essas bandas e cantores q pensam e agem da forma erronia como vc colocou em questao..Quem sabe isso um dia muda, pq para Deus NADA EH IMPOSSÍVEL..
    Abraço e obrigada..

  4. Thalia Patricia Says:

    OI>eu mao gosto muito de gospel,mais tehno fe em Deus,que Deus esteje com todos e abençoe todos e a minha familia.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK……….bjs……….tchau……….te adollo….

  5. Felipe Says:

    Salomão escreveu varias cançoes romanticas, o que dizer sobre isso, outra coisa os impios fazem musicas romanticas,se não devemos ouvir suas musicas por eles terem uma vida em desobediência, o que dizer das musicas gospel que o cantor canta o q não vive.
    não ouvir uma música porque o cantor é do mundo?
    e as vacinas , q são inventadas pelos médicos q são impio?

    São questoes q não estão bem resolvidas para mim, ainda.

    • guto Says:

      a palavra de Deus diz: Tudo me é licito, mas nem tudo me convem. Ouvir musica romantica, critica social etc. nao é mal nenhum, desde que sua letra nao explicite coisas que desagradem a Deus, como pornografia, palavroes etc.

  6. Discípulo de Jesus Says:

    Felipe…não importa quem produza as músicas e nem os que cantam…por que na verdade Deus criou tudo isso. Ele deu sabedoria ao homem para fazer o que bem entender com ela…logo, Música é de Deus. Toda e qualquer canção que vc ouvir, seja da banda que for, não pense no cantor(a) e sim na reflexão que a letra(ou som) te trás. Vale o que está em seu coração e se vc acredita Nele, o seu coração e espírito deve estar em Cristo. Não é sua playlist do ipod que importa pra Ele e sim as verdades que vc carrega no seu coração.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: