Ministração de Louvor no Culto


1443765647_c6d2394afe.jpg
O valor do culto – Mt. 4:10
O momento do culto é o momento da grande celebração ao Senhor. É quando a congregação se reúne para celebrar o milagre da ressurreição de Jesus, da nova vida em Cristo, da comunhão no Espírito e das conquistas espirituais. Para ministrarmos diante do Senhor e da congregação precisamos ser eficientes e sensíveis.

Preparação dos ministros – II Tm. 2:15
- Aspecto espiritual – é necessário oração e leitura bíblica diariamente; um jejum semanal; oração e compartilhamento entre o grupo.
- Aspecto musical – é preciso realizar ensaios para que haja entrosamento (iniciar com um texto bíblico e oração).
Ter uma lista definida de cânticos; quando forem novos, providenciar cifras.
Manter a ordem no ensaio evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas que são verdadeiros “ladrões de unção”.
É necessário total concentração durante o ensaio; estar atento às orientações, arranjos, rítmica, métricas, etc.
O tempo do ensaio deve ser também um tempo de ministração.

Repertório – Sl. 96:1
Porque cantar um cântico novo? Para cantar com o coração e não apenas com a mente. Cantar o mesmo cântico em todos os cultos pode se tornar cansativo e enfadonho, e as pessoas acabam cantando apenas com a mente.
- Elaborar um repertório adequado ao tipo de reunião, ex: reunião de jovens, evangelismo, ceia, etc; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um cd, por exemplo;
- Elaborar um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor); Dependendo do tempo dado à ministração dos cânticos não será necessário uma lista extensa de músicas. Estar sensível e atento a isso, e como no tópico anterior, diferenciar o tipo de programação;
- É importante que o período de louvor seja iniciado com cânticos de celebração e de guerra, seguidos de cânticos de adoração. Existe um protocolo, uma ordem para entrarmos na presença de Deus – Sl. 100. Observe:
Acões de Graças (Portas) – Gratidão.
Louvor (Átrios) – Alegria, gritos, música sobre os feitos poderosos de Deus, quem Ele é e o que faz.
Adoração (Lugar santíssimo) – intimidade com Deus, músicas para Ele. Isso pode mudar segundo a orientação do Espírito Santo, mas é necessário ter uma ordem na sequência dos cânticos. Seja sensível!!!

O dirigente – II Cr. 29:27-30
O rei Ezequias estava a frente representando a liderança principal. Os líderes devem ir a frente e ensinar os seus músicos a profetizar!
O dirigente tem uma função importante no processo de culto coletivo. É responsável em conduzir a congregação na adoração ao Senhor. Para isso precisa estar consciente da sua missão e devidamente preparado. Vejamos alguns princípios que facilitarão sua tarefa:

- Dependência do Espírito – antes de tudo, buscar essa dependência geral, total e irrestrita, entendendo que o culto é do Espírito Santo e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa na congregação, e dá ao dirigente as diretrizes da reunião – Rm. 8:26-27. Cuidado para não manipular as pessoas!
- Abertura do culto – o dirigente deve tratar o povo com amabilidade, encorajando-o com uma promessa da Palavra, tomar cuidado com a maneira de falar, não ser grosseiro, indelicado, etc. Esse primeiro contato é a chave para o desenvolvimento de uma ministração abençoada e abençoadora.
- Devemos evitar – vícios de palavras, erros de português, “pregações” durante o louvor, interromper a ministração para “ler a Bíblia”, deixar o povo em pé por muito tempo, vestimenta inadequada, tipo roupa justa, transparente, cores chamativas, etc. Lembre-se que o louvor não é para o homem, mas para Deus! As pessoas devem olhar para Ele! Estar atento à aparência – cabelos penteados, dentes escovados, usar desodorante, perfume, etc.
- Sensibilidade – estar atento à maneira como o louvor está transcorrendo e explorar um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente. Flua!!! A ministração é como um “vôo de avião”, tem um destino. Evitar deixar “brancos” entre um cântico e outro; para isso é indispensável desenvolver um bom entrosamento com os músicos, combinar sinais, etc.
- Expressão – está também ligada à inspiração que nasce do nosso tempo diário com o Senhor. A pessoa inspirada tem expressão! A principal fonte de inspiração é a Palavra de Deus. Quanto mais Palavra eu tiver mais inspirado serei. Ao meditar naquilo que canto, o resultado será uma expressão real de vida, que contagiará toda a congregação. Precisamos aprender a meditar naquilo que cantamos para termos uma expresão condizente com a música ministrada. Lembre-se, existem cânticos para Deus de louvor e adoração, cânticos que cantamos uns para os outros, cânticos evangelísticos, etc.

Os músicos – Sl. 33:3
- Expressão – vale para os músicos os mesmos princípios aplicáveis ao dirigente na questão da expressão. Os músicos também têm um papel fundamental no louvor, principalmente o de profetizar com seus instrumentos – II Rs. 3:15.
- Precisam se exercitar nisto em casa, nos ensaios, nos cultos, dando total importância a esse desafio, aprofundando-o cada vez mais – I Cr. 25:1.
- Disciplina – é fruto de maturidade musical. O músico maduro tem conhecimento de suas responsabilidades e procura cumpri-las à risca. Por exemplo: chega nos horários marcados, tem cuidado com os equipamentos da igreja, nos ensaios obedece os arranjos apresentados, controla o volume do seu instrumento, nos ensaios e antes de começar o culto, não “desperdiça” unção tocando “outras músicas” (Altar no A.T. era usado para sacrifício. “Palco” é diferente de “altar”), quando o arranjo pede um solo, toca somente o necessário sem se exceder, procura estar em sintonia com tudo o que acontece durante o louvor, ou seja, não é um “alienígena” em cima do púlpito (o não se exceder também se aplica ao grupo vocal).
- Inspiração – a exemplo do dirigente, o músico sempre deve estar inspirado – I Sm. 18:10. O músico inspirado está sempre pronto à participar inclusive com cânticos espirituais (vale para o backing vocal também).

Equipe de Dança
– Sl. 150:1-6; 30:11,12 É uma das maneiras de como podemos expressar o louvor e adoração a Deus.
- Expressão – É importante a expressão facial e corporal, e deve ser condizente com a música que está sendo ministrada.
- Roupas – Estar sempre atento para não chamar à atenção das pessoas. Ser prudente!
- Técnica e estilo – Os que lideram o grupo devem conhecer vários estilos (balé, street dance, etc), lembrando que cada estilo deve ser coerente ao tipo de música. O sincronismo entre o grupo é um fator muito importante.
- OBS: Tomar cuidado para não tornar a dança sensual.

Observando esses princípios básicos estaremos cooperando com o propósito do Pai e seremos grandemente abençoados.

 

Autor: Pr. Adhemar de Campos

 

45 Respostas to “Ministração de Louvor no Culto”

  1. Jose Benedito Dionisio Says:

    Parabens pelos estudos,muito bons gostei bastante, Deus os abençoe a cada dia.

  2. Filipe Says:

    Ótimo Irmão.Benção Pura!Exatamente oq eu eu estava procurando para fazer um estudo com a banda de adolescentes lá da Igreja.

    http://www.banda-2.page.tl

  3. Aparecida Barbosa Says:

    Gostei muito das orientações com certeza p/mim serão úteis e bem aproveitadas. Passarei para os irmãos do ministério de louvor da minha congregação e m nome de Jesus todos colocaremos em prática!!!!!!!!!

  4. maria inês silva Says:

    amados irmaos gostaria de aprender mais sobre louvor eadoraçao,sou nova nessa aria e tanho sede da aprender ,e tbem nessecidade ,me ajunde mande para mim como devo ministrar ,sou backing preciso aprender mergulhar em aguas mais profundas,traser a presença de Deus qdo ministro ,sei que posso porisso conto com a ajuda dos irmaos obrigado, amem.

    • Márcio Lima Says:

      Meu nome é Márcio e sou líder de louvor da Igreja Cristã Nova Vida. Eu costumo dizer aos Ministro de louvor, que Ministrar não existe uma técnica especifica, é só Louvar. O segredo é louvar, esquecer quem esta te olhando e que o foco seja somente DEUS. Agora existem pontos que não podem deixar de serem colocados como:
      01- Dominar bem os louvore a serem entoados;
      02- Dedicação nos ensaios;
      03- A busca pela UNÇÃO de DEUS;
      04- Vida no ALTAR;
      São alguns pontos importantes.
      Que eu possa ter ajudado…
      DEUS TE ABENÇÕE.

      • Renato Gonçalves Says:

        Olá Márcio Lima, muito obrigado por deixar seu comentário.

        Assim como a parte espiritual, que imprescindível, a parte técnica também não pode ser deixada de lado, tendo em vista que temos que oferecer o melhor para Deus. Qualquer pessoa pode louvar ao Senhor independente de saber ou não cantar, pois o louvor é a gratidão por tudo oque Ele tem nos proporcionado. No entanto se você faz parte de uma equipe, de um ministério de louvor você deve se aperfeiçoar cada vez mais para desempenhar o seu melhor, por isso deve se preparar tanto espiritualmente quanto tecnicamente. Se é cantor faça aulas de canto, se é músico faça aulas do instrumento que você toca, dessa forma os louvores serão bem executados e o culto flui melhor… Imagina a equipe tocando uma musica bem agitada e em algum momento o baterista (ou qualquer outro musico rsrs logo o baterista como exemplo rsrs) erra!! Nesse momento a igreja se distrai e perde o clima… acredite, isso não é legal! O mesmo pode acontecer com um cântico espiritual, e em algum momento o tecladista esquece a sequencia ou o guitarrista faz um solo errado!! perde o clima…

        Resumindo… Técnica sem unção não vale nada para Deus, mas sem técnica a unção pode ser interrompida.

        Volte sempre.
        Paz

  5. KELLY Says:

    benção pura os estudos de vcs. Que JESUS continue abençoando a cada dia mais.
    Em nome de JESUS serei uma dirigente fiel de JESUS…

  6. marcia Says:

    PAZ DO SENHOR JESUS
    FAÇO PARTE DO GRUPO DE LOUVOR DA IGREJA TENHO ALGUMAS DUVIDAS E GOSTARIA DA ORIENTAÇÃO SOBRE A FORMA DE MINISTRAÇÃO DURANTE OS LOUVORES

  7. joacir metzler Says:

    maravilha que o espirito santo continue iliuminando e dando sabedoria a vc e seu ministerio em nome de Jesus.

  8. samira Says:

    Gostei muito dos estudos ministrados por vcs, que Deus continue usando-os grandemente. Sou ministra de louvor e estou aprendendo muito com vcs. Fiquem na paz do Senhor.

  9. Cristiano Says:

    Mano, que benção foi ler o seu estudo… que Deus possa continuar a inspirar-te mais e mais poderosamente. Abração.

  10. publio Says:

    muito bom

  11. Eliane Says:

    Gostei muito dos estudos ministrados por vcs, que Deus continue usando-os grandemente.amados irmaos gostaria de aprender mais sobre louvor eadoraçao,sou nova nessa aria e tenho sede de aprender ,e tbem nessecidade ,me ajunde mande para mim como devo ministrar , preciso aprender mergulhar em aguas mais profundas,traser a presença de Deus qdo ministro ,sei que posso porisso conto com a ajuda dos irmaos obrigado, amem.

  12. kleithon Says:

    a Paz do Senhor eu sou ministro de louvor da minha igreja e lendo esse estudo aprendi muito Deus abençoe todos vcs

    abração A Paz do Senhor Jesus

  13. Pr. Elias Ribas Says:

    Graça e paz Pr. Renato.
    Seus estudos são de grande relevância e eminente neste dias – somente com ensino que o louvor pode ser aprimorado em nossas igrejas.
    Que o Senhor Deus continue a te iluminar!
    Schalon!

  14. viviane santos Says:

    Gostei muito das orientações com certeza para mim serão úteis e bem aproveitadas. Passarei para os levitas do ministério de louvor da minha congregação e lendo esse estudo aprendi muito… Deus abençoe todos vcs

    fiquem na paz do SR.

  15. Desiree Says:

    A Paz do Senhor!
    Gostaria de saber qual o tempo certo da ministração dentro do Louvor,pois estou começando agora e tenho muita vontade de fazer a obra na qual o senhor me levantou,ficarei gratase puderem me ajudar.
    Que Deus abençoem á todos vocês!

    • Renato's PG Says:

      Olá Desiree, Obrigado pelo comentário.

      O louvor ao Senhor é algo que deve vir da alma, deve ser espontâneo. Devido a isso não existe um tempo determinado para a ministração, você deve sentir o ambiente do culto no momento do louvor, deixar o Espirito Santo te conduzir, dessa forma você vai perceber o momento certo de parar sem cansar a igreja.
      Busque o Espirito Santo na sua vida mais e mais para que você tenha essa sensibilidade no momento da ministração.

      Grande abraço e volte sempre.
      Paz.

  16. augusto junior Says:

    a paz do senhor para todos gostaria de uma ajuda sobre ministração faço parte de um grupo de louvor e gostaria a aprender ministrar a palavra de deus

  17. Ester Says:

    Paz !
    Este site era tudo que eu procurava e mais um pouco.
    Parabéns!!!
    Que o Senhor Jesus Cristo abençoe grandemente.

  18. Paulo Prado Says:

    Caro irmão, fui muito abençoado com esta lição, aliás eu só não, mas também toda minha equipe de louvor.
    gostaria que se sr. pudesse mandasse mais material para o meu e-mail paulo.phip@hotmail.
    que lhe abençoe grademente e continue te proporcionando a inspiração necessária para outros estudos.
    que a paz do senor esteja convosco.

  19. Adriano Says:

    Que atravéz desse ensino, muitos jovens que tem sede e buscam intimidade e compromisso com as coisas do Senhor, sejam inspirados e abençoados pelo Espírito Santo. Que a recompensa a vc(s) por esse trabalho vem do Senhor.

  20. deyvison Says:

    paz do senhor, q/ bença adorei o estudo q/ Deus continui dando sabedoria e capacitando vcs também sou ministro de louvor da minha igreja pela miséricodia do senhor jesus na minha vida, preciso aprende mais muito + fica na paz.

  21. Rayssa Says:

    Paz Do Senhor irmão!
    Parabéns,gostei muito,pude aprender muitas coisas!
    Faço parte do Ministério de Louvor da minha igreja e queria saber mais a respeito da ministração ao Senhor,como devo fazer para não me intimidar!
    E também faço parte do grupo de coreografia,e quero saber mais a respeito!
    Que a paz de Cristo esteja convosco!

  22. FRANCINE Says:

    PARABENS,ME DEU MUITA INFORMAÇÃO.PRINCIPALMENTE PARA MIM Q ESTOU INICIANDO AGORA. OBRIGADA.

  23. Diego fabrizi Says:

    Bom parabens pelos estudos aqui postados Deus atraves dele tem ministrado muito ao meu coração fika na paz

  24. Pastor jader Says:

    Não sei se o estudo é de vcs ou do pastor adhemar de campos, mas de qualquer forma Deus abençoe vcs pela intenção de mostrar e divulgar o valor de uma ministração parta os louvoristas

  25. marcos assunçao Says:

    estou adorando mais e mais a DEUS com este site DEUS ABENÇOE este ministerio

  26. Marcela Says:

    Eu tenho uma imensa vontade de ministrar louvores na minha tenho orado muito,que a vontade de Deus seja feita adorei as orientações,que Deus continue abençoando vcs!

  27. Pr Edmar Says:

    Sou pastor da Igreja, estamos iniciando um ministério de luovor e adoração, gostaria de contar com sua ajuda no sentido de passar os materiais necessario para que não venhamos cometer o erro de já começar errado.
    Saudações em Crsito

  28. Caio esdras batista sousa Says:

    foi importante adquirir esse conhecimento, muito bom.
    Gostei!

  29. raquel Says:

    preciso de mais informações e ajuda!!

    • Renato Gonçalves Says:

      Olá Raquel, obrigado por acessar o blog Renato’s PG. Frequentemente estamos inserindo varios artigos e estudos sobre musica e o ministerio de louvor, fique ligada conosco, pois sempre teremos novidades.

      Obrigado

      Paz.

  30. junior Says:

    olha sinceramente aprendi muito, e vou ensinar para muitas pessoas, isso é muito importante!!!!!!! muito obrigado !!!
    e estarei orando por vc pra Deus te usar cada ves mais!!!!!

  31. Tais Says:

    Olá…
    Faça parte do grupo de louvor da minha igreja!
    Começei a ministrar a pouco tempo a mais o menos um mês!
    Estava realmente precisando saber a base e o principio de uma boa ministrar. Encontrei aqui. Estarei aguardando e-mail sobre ministração de louvor.
    Parabéns…que Deus continue abençoando!

  32. izes mesquita Says:

    nossa como me edifiquei com essas informaçôes maravilhosas tenhamos certeza que nao poderemos fazer nada sem Deus em primeiro lugar esssa coisa de nos colocarmos em primeiro lugar só é vaidade e de nada serve a nao ser para entristecermos nosso Deus sabendo que ele deve ser o primeiro sempre, e em todos os momentos em todos os lugares em todas as ocasioes se le nao for o primeiro nao adianta nenhum tipo de esforço tudo será me vâo….. izes mesquita

  33. Amigo Says:

    EQUIPES DE LOUVOR – NOÇÕES TÉCNICAS DE ARRANJO
    Usando instrumentos no culto (publicado originalmente na Revista Louvor – JUERP – 2011)

    “Eu já sei tocar todas as notas, agora em um solo procuro a ausência delas” (Miles Davis).
    “Sem silêncio não tem música. No terceiro milênio, se não reencontrarmos este instante, não conseguiremos nunca chegar à música dos nossos dias.
    Porque o homem do nosso tempo, não sabe, realmente, o que significa o silencio. Estamos cercados de um ruído constante, voluntário e provocado. Ao chegar em casa, cansado, o homem estressado ligará imediatamente a televisão. Quase que de forma automática.” (ZIGGIATTI, Lea. Recursos acústicos e estéticos de um contrabaixo. Correio Popular. Campinas, 29 out. 2002. – Diretora do conservatório Carlos Gomes)

    Recomendo esse artigo na integra, muito util: http://www.letrasonora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=119:instrumentos-no-culto&catid=51:instrumentos-a-culto&Itemid=164

  34. Margoth Says:

    É isso mesmo! tudo que fizermos para o senhor tem que ser bem feito! amem? Sempre estive envolvida no louvor na minha e em outras igrejas por onde eu passei.
    Percebo que há muito artista, pessoas que que fazem buscando reconhecimento de homens isso sim é muito perigoso. Tenho percebido que algumas pessoas tentam usar as tecnicas achando que isso vai trazer até nos um ambiente de adoração. Com certeza isso nunca acontecerá porque Deus, simplesmente, não ouve musica ele busca adoradores que o adoram em espirito e em verdade. Amo o meu Ministério e trato com muita responsabilidade o dom que Deus me deu.
    Um abbraço a todos

  35. jacilene Says:

    A paz do Senhor,irmão Renato sou ministra de louvor de minha igreja, mas tenho passado por afrontas dentro da igreja, pedimos aos irmãos que fiquem de pé para adorarmos o nome do Senhor e pessoas te olham comdespressos e até debocham do q vc esta ministrando ficam sentadas com olhar de despresso e deboche e isso as vezes me amedronta me ajude o q fazer as vezes tenho palavras dev Deus para entregar e me calo por cusa dos olhares malignos preciso de uma orientação,fique na paz do Senhor.

    • Renato Gonçalves Says:

      Olá jacilene,

      Obrigado por acessar o blog Renato’s PG.

      Em minha carreira como levita também ja vi isso acontecer na equipe a qual participava, tanto com ministros amigos meus como comigo também!
      Uma coisa aprendi de Deus e aplico na minha vida até os dias de hoje… “Não vou me intimidar com as afrontas do inimigo!”
      O melhor a ser feito nesse momento é fechar os olhos e adorar a Deus como se você estivesse diante do Seu trono, se Ele te mandar falar ou fazer algo faça, pois você é instrumento do Senhor e Ele quer te usar para salvar, libertar, curar e operar maravilhas no meio do povo.
      Intensifique sua busca a Deus orando e jejuando, consagrando seu ministério.
      Fique em paz… faça a sua parte que Deus faz a dele.

      Paz.

  36. valdinei carriel Says:

    paz RENATO o seu estudo pelo k eu vi é mt bom da força,isentiva,da animo e principalmente nos encoraja gostei mt desse estudo eu também faço parte do ministério de louvor d minha igj vou passar esse estudo pros levitas p gnt colocar em ordem fc na paz e k DEUS t abençoe mt mt mesmo

  37. CRIS Says:

    ESSE ESTUDO E DO Adhemar de Campos NAO E ?


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

