O que é um levita?


r.gif
Autor: Anísio Renato de Andrade

DE ONDE ENTÃO VEM O CONCEITO DE “LEVITA”?

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de “levita”? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome “levita”, embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados “levitas”. O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de “levitas” precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério.

16 Respostas to “O que é um levita?”

  1. matheus Says:

    para mim levita não é apenas aquele que toca dança louva na casa do Senhor
    mas também aquele que limpa que varre que cuida da igreja mais porém é aquele que faz para Deus não para o homem
    eu acho que o levitA que louva ele deve louvar para que as pessoas sejam impactadas pelo poder do Espirito Santo não para trazer Glória a ele!

  2. Alessandra Says:

    concordo com o renato… como levitas estamos ali não para mostrar para o homem nosso trabalho, ter glória… estamos ali pra louvar a Deus em espirito e em verdade… limpar a casa de Deus com amor sem q ninguem saiba, tocar instrumentos e cantar louvores para sermos como Rei Davi qdo cantava e tocava sua arpa trazia paz a alma de Saul, assim sendo usado para libertação, cura, comunhão, santificação não apenas para si mas para aqueles q ouçam possam ser atigidos pelo espirito santo..

  3. dalsiney Says:

    pra mim ser levita é tudo q jah c foi citado pelos meus irmaos….
    e tbm é levar as pessoas a adorar a Deus, levar o louvor atraves do instrumento, da nossa voz e a atraves da letra impactando mesmo as vidas q estao ali ao redor….
    levando o espirito santo atraves do louvor como fazem ja alguns grupos famosos ai…
    nao kerendo ser famosos mas sim cheio da unção de Deus!
    por isso q temos q nos aplicar buscando sempre estudar e sendo bons musikos, bons cantores pq nao é pq Jesus recebe nosso louvor q é q nos devemos fazer de qlqr jeito!!!
    mas sim o MELHOR JEITO, pois so Ele é digno de toda honra, toda gloria e todo louvor!!!

  4. zamara Says:

    é verdade… no momento de adoraçao so existe um objectivo estar em comunhao copleta com Deus, ate porque aquele q trab na casa de Deus, seja sendo qual funçao… Deus so levara em conta se aqule sacrifio ou oraçao for meesmo especialmnte para ele ,.. e nao para os q ali congregam! fiquem c Deus

  5. ADRIANO Says:

    Quem subirá ao monte santo do Senhor? Quem habitará no Santo lugar?
    O que teiver as mãos e o coração limpo e quebrantado.
    Quem é digno de carregar a arca? ( A presença de Deus?)
    Aquele que lava suas vestes no sangue do cordeiro.

    Deus abençoe os verdadeiros levitas dessa nação.

  6. edilson Says:

    Eram as pessoas que davam a vida por completo para Deus, se santificando e se consagrando todos os momentos para estarem sempre puros na presença de Deus.

  7. Eliane Alves Says:

    Olá!

    Parabéns pelo post, uma benção!

  8. Tchissola Gaston Says:

    eu aprendi que ser um levita é fazer a obra de Deus de todo o coração sem querer ter alguma coisa em troco e tbm é uma honra darmos louvor todos os dias a Deus pq a Ele toda Gloría,Honra,Louvor para todo o Sempre Amém.

  9. emerson silveira Says:

    É, devemos buscar o real valor de um levita, pois estamos muito longe disso; mais iremos alcançar o verdadeiro louvor ao nosso DEUS.
    AMEM….

  10. jUNINHO (SLZ) Says:

    Na boa muitos se dizem levita mas nao fazem a metade do q um levita faz, só qrem louvar pragar nada é raro, limpar igreja nem pensar, cuidar das coisas do Senhor? qer ser levita então haja como um.
    E hje o louvor já tem um público e naum é Deus, para qem os levitas d hoje louvam, naum sao tdos… mas mais da metade, o publico é o jovem, pronto perdeu a direção q era pra Deus, fico chatiado qndo algumas pessoas dizem q sao levitas e naum sabe nem o q um levita fazia, o pessoal acha q é só louvar, c acham q é só isso, entao nao se entitulam levitas, naum qro paracer pesado é q hoje é mais cantoria do q louvor, é mais do homem q espiritual, para cada 7 musicas vem uma saudaçao ou uma palavra isso, eu já sei onde isso vai para futuramente, pesquisa sobre a inglaterra ou a espanha e vja como tá ficando o e.u.a leiam a bíblia levitas e se consagrem p/exerserem este ministerio se é q faram isso.

  11. Francy Says:

    Muito bom todos os comentários…
    Mas a verdade é que somente Deus sabe quem são os seus verdadeiros levitas… E vc tbm só saberá qndo estiver na glória, e ver, os que aqui ainda estão buscando a glória para si próprio, usando o nome de Deus, hinos dados ao Senhor, sendo espressados sem nem uma comunhão, sem amor, sem espiritualidade.
    Louve ao Senhor…

  12. Bernardo Souza Says:

    Prezados(as), mesmo diante de muitos comentários a respeito do que é levita, ainda assim, acho que pra ser chamado de levita teria que ser descendente da tribo de Levi.

  13. Raysa Lemos Says:

    Eu sou Uma Levita do SENHOR na minha Igreja eu Canto…

  14. marcos nito Says:

    querido eu tenho 29 anos, e aos 15 anos eu desci as águas deste então como todo pre jovem gosta de ouvir musica, eu gostava de fank,tem meu irmão que era MC,hoje pela graça de DEUS ele e presbiteriato, então eu comecei a mi interessar pela musica gospel principalmente ADORAÇÃO,queria aprender algum instrumento pois eu estava indo a igreja e já desanimado pois não tinha muito amigo por que eu era muito fechado.
    eu me apaixonei pelo instrumento bateria queria muito aprender
    eu via os irmãos tocando, e resolvi ter coragem e pedir para um irmão pra ensinar, os irmão eram todos estudados para aperfeiçoa nos instrumentos,pois eu não tinha contiçaos de pagar uma aula de batera,pela minha surpresa o irmão dize -pra que que você quer aprender? você não tem talento!!
    fiquei triste e sai da igreja.
    mais eu não desanimei de tocar bateria confesso eu pensei que eu não tenho talento de toca batera,mais não desanimei
    em casa peguei umas panela velha da minha mãe ,um tornel ,umas tampas e vis uma batera pra mim.
    ficou igual dois tom um surto e pratos e chinbal .fui dentar tocar igual o irmão tocava saiu mais ou menos o pedal era só chutar rsrsr,fazendo repique , e fiquei assim uns 6 meses
    voltei para a igreja estava a mesma coisa ,ate que um dia aconteceu uma rebelião dentro da igreja ,de 300 membro da igreja que tinha ficou só 50 membro ate ao musico sairão da igreja
    eu aproveitei a bateria que não tinha niguem e vui tocar.kkkkkkkkkkk,
    errei tudo pois não sabia ritmo todos rirão de mim fiquei assim ate aprender uns 3 meses,para pegar alguns ritmo.
    depois que aprendi a tocar mais ou menos me chamarão para fazer parte do ministério de louvor.
    pois o novo pastor convidou um jovem para tocar violão
    ensaiamos ficou legal . já era bom na bateria depois de 2 meses,aprendi mesmo,os irmaos que sairão foltaroa ate os musico da igreja i eu como fiquei ?
    aos irmão quando me firao tocando bateria eles ficarão tao sem graça ,eu fui la e pedi desculpa pelo pastor que saiu da igreja , não sabia o que falar rsrsrsr
    eles falarao vc estar tocando bm ,-nao eu estou aprendento ainda queria que vc me ensina se ,eles – ha nao posso eu trabalho nao tenho tempo ,i eu com isto !
    Deus me teu talento ele vai me ensinar a melhorar mais.eu pensando….
    realmenti eu aprendi fui um dos primeiro baterista da igreja a tocar bm no ano de 2000
    mais eu queria mais, entao sem mais nem menos aprendi o violão,foi derrepente aprendi lento revista de violao ,troquei um quadro de bicicleta por um violao velho,ensinei um jovem hoje ele toca na igreja onte eu aprendi a tocar batera
    ele e lider do grupo de louvor toca muito bm mesmo
    ate hoje ele me pede algumas Sugestão no violao,
    hoje tenho 29 anos toco na comunidade evangélica vida nova ,na igreja do meu irmao,ele quer que eu seja lider do grupo de louvor mais eu nao sei nada como liderar um grupo ,eles me chama de levita deste entao eu nao sabia o que era levita
    tem pouco tempo que estou na igreja do meu irmao
    eu ouvi falar o nome levita mais nao sabia o significado

    • Renato Gonçalves Says:

      Olá Marcos, Paz!

      Fiquei impressionado com seu testemunho. Achei bacana sua iniciativa e humildade de chegar a pedir para os irmãos te ensinarem mesmo depois de eles terem desacreditado de você. Vou te falar uma coisa, em minha carreira de musico percebi que realmente é necessário ter talento para tocar um instrumento ou cantar, isso não é para qualquer um. Falo isso por ter presenciado pessoas que foram no embalo só por achar bonito e tal… mas não levaram muito adiante. Por outro lado, assim como qualquer outro dom, nos podemos pedir para Deus que ele nos da. Pode ser o dom de cura, pregar, evangelizar, tocar um instrumento, cantar, etc… Se você pedir para Deus Ele te dará e te aperfeiçoará para ser usado em sua obra.
      Você foi sincero à Ele e recebeu esse talento maravilhoso. Agora não esqueça… faça sempre o seu melhor PARA DEUS!!! E até você ficará espantado quando tocar uma canção.
      Falo isso porque tem sido assim na minha vida. Também iniciei minha carreira tocando com um violãozinho velho e remendado, e aos poucos fui crescendo. Aprendi outros instrumentos também mas me especializei no contrabaixo, não sou profissional mas cada canção que toco eu faço com a minha alma e entrego para Deus, e sei que Ele recebe!

      Ser líder de louvor não é fácil, realmente!Já passei por poucas e boas… ainda continuo passando rsrsrs mas é o Senhor quem nos capacita. Então se Deus está te chamando para essa obra só te digo uma coisa… vá em frente!
      Deixo umas indicações de livros para você aprender mais:
      - Decolando nas Asas do Louvor – Atilano Muradas;
      - A Formação de um Líder – Joyce Meyer;
      - O que Fazemos Com Estes Músicos? – Marcos Witt.

      Deus abençoe.

      Abs.


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

